Quixeramobim é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na Mesorregião dos Sertões Cearenses.
História
Segundo a tradição, os primitivos habitantes da região eram os índios quixarás. Os primeiros civilizados que penetraram às terras do atual Município vieram do Jaguaribe, seguindo o rio Banabuiú.
![]() |
Represa da cidade, BARRAGEM |
Eram membros das famílias Correia Vieira e Rodrigues Machado, que ali se estabeleceram com fazendas de criar. A povoação parece ter nascido precisamente dessas fazendas. No ano de 1704, foram concedidas por Carta Régia muitas léguas de terras a vários portugueses e, entre eles, ao portuense Antônio Dias Ferreira. Além das que Ihe foram concedidas, adquiriu este boas terras às margens do rio que o gentio chamava de Ibu, fundando ali a Fazenda de Santo Antônio do Boqueirão. Tratou logo de erigir, nas proximidades da sua casa de morada, uma pequena capela, sob a invocação de Santo Antônio de Pádua, mais tarde Santo Antônio de Quixeramobim.
Igreja MATRIZ |
Com a construção da capela, Antônio Dias Ferreira muito concorreu para o desenvolvimento da região, "atraindo-lhe os moradores". Vinte e cinco anos mais tarde, a capelinha arruinada era substituída pela Igreja, que seria a futura Matriz da cidade, edificada pelo portuense, "homem solteiro de avultada fortuna, que possuía 20 léguas de terras". O volume 16º da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, edição de 1959, fundamenta que quixeramobim tinha a denominação de Nova Vila de Campo Maior (página 456).
Turismo
- Barragem de Quixeramobim
- Casa da Câmara e Cadeia
- Casa de Antônio Conselheiro
- Centro geodésico do Ceará
- Memorial Antônio Conselheiro
- Pedra do Letreiro (sítio arqueológico)
- Igreja de Nosso Senhor do Bonfim
- Paço municipal
Quixeramobim também se orgulha pelo maior queijo do mundo e pela vitória na eleição da escolha do municipio sede do hospital
![]() |
Modelo do hospital Regional |
![]() |
Maior QUEIJO do mundo é de Quixeramobim |
Fica aqui nossa homenagem a cidade de Quixeramobim pelos seus 222 anos da cidade...
0 comentários:
Postar um comentário