O MONSTRO DO LAGO NESSIE
Nessie, nome popular pelo qual é conhecido o plesiossáurio que supostamente habita em loch ness (lago ness), a maior extensão de água doce das ilhas Britânicas, é sem duvida o animal mais famoso do mundo .
Esse lago situa-se nas montanhas setentrionais da Escócia e tem uma extensão de 38 km de comprimento por 1,6 km de largura . A sua profundidade é impressionante e em alguns pontos atinge 297 m .
Estas características, aliadas ao facto de as águas do lago estarem repletas de turba, impedem a visibilidade para alem de poucos metros de distancia e criam condições favoráveis para que seja possível a vida de um animal pré-histórico nas suas águas .
Há séculos que há noticias da sua existência, embora não tenha sido possível captura-lo ate a este preciso momento.
O ENIGMA DE LOCH NESS
NESSIE BARBATANA NESSIE FOTO CIRURGIÃO ILUSTRAÇÃO
As historias sobre um enorme monstro em Loch Ness remontam pelo menos a 700d.c., quando o irlandês São Columbano viu o monstro mais famoso da Escócia. A lenda sobreviveu e continua a fascinar, mesmo no limiar do nosso século XXI. Loch Ness é o maior lago de água doce da Grã-Bretanha, tem 38km de extensão e quase separa a Escócia do Norte do resto do país. Pensou-se outrora que o lago não teria fundo e as suas águas são tão escuras e densas que a fotografia subaquática pouco revela com clareza, trata-se pois, do ambiente perfeito para um monstro secreto, ou colónia de monstros, já que, se Nessie tem algum fundamento zoológico, deve ser capaz de se reproduzir-se...
Nessie poderia ser tomada como uma piada nacional não fosse pelo elevado número de pessoas que todos os anos diz ter avistado o monstro. Alex Campbell, um guarda de Loch Ness, registou 18 aparições da criatura. que uma vez viu a fugir de traineiras. Campbell disse: «De repente, vi um remoinho na água... fiquei atordoado. Abri e fechei os olhos três vezes para ter a certeza de que não estava a sonhar. A cabeça e o enorme corpo corcunda estavam incrivelmente nítidos.» Outro relato convincente foi o do padre Gregory Brusey, que em Outubro de 1971, nos terrenos de uma abadia beneditina de Fort Augustus, na companhia de um visitante, viu a criatura erguer acima da superfície a cabeça de 2m, e depois afastar-se. «Sentimos uma espécie de assombro e espanto», contou.
A foto mais famosa do monstro de Lock Ness foi tirada em 1934.
Cinquenta anos mais tarde, a "foto do cirurgião" foi considerada um embuste. Tratava-se de um pescoço de plástico, preso a um submarino de brincar. O cirurgião Robert Wilson, disse que pretendeu "fazer uma brincadeira inofensiva" ao tirar a foto.
Muitas pessoas pensam que estes testemunhos atestam de facto a existência de um monstro em Loch Ness.
Há quem diga tratar-se de uma pequena população de dinossauros sobreviventes - possivelmente descendentes do plesiossaurus, extinto há cerca de 65 milhões de anos - que vive numa rede de grutas e túneis nas profundezas do lago. Os mais cépticos preferem explicar estes relatos recorrendo a teorias sobre enguias ou lontras gigantes...
O PROJECTO URQUHART
Em 1992, ao abrigo do projecto Urquhart, Lock Ness foi passado a pente fino com radares para traçar a topografia do seu leito. Várias embarcações cruzaram as águas, originando 7 milhões de leituras a profundidade.
O ponto mais profundo do lago ficava a 240 m abaixo da linha da agua, a nordeste de Invermoriston. A análise electrónica dos dados recolhidos permitiu aos cientistas gerar imagens virtuais do terreno submarino.
Lock Ness é caracterizado por íngremes encostas que descem para um leito bastante plano e regular - não existem pura e simplesmente quaisquer grutas ou túneis labirínticos. Neste habitat de paredes de sólida rocha, onde poderia Nessie esconder-se???
Fonte: Grandes Mistérios
0 comentários:
Postar um comentário