Foto de Tarcisio Filho |
A população do município de Quixeramobim, no Sertão Central cearense, espera ansiosa para que o açude sangue o mais breve possível. A expectativa é que até o carnaval o reservatório já esteja sangrando para que o folião fique ainda mais animado com o volume de água.
Nesta semana mais dois açudes sangraram no Ceará: O Açude Prazeres, no município de Barro, com capacidade de 32.500.000m³ e o Açude Rosário, em Lavras da Mangabeira, com capacidade de 47.218.527m³. Os dois reservatórios pertencem a Bacia do Salgado.
Este ano quatro açudes já registraram sangria, o Tijuquinha, que foi o primeiro, no município de Baturité, na Bacia Metropolitana e o Pau Preto, localizado em Potengi, na Bacia do Alto Jaguaribe. Desses, apenas o Tijuquinha parou de sangrar, no dia sete de fevereiro.
Dos 134 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) em parceria com o DNOCS, o acúmulo de água encontra-se com 11.073.814672m³, dos 18.147.205.325m³ da capacidade total do Estado. O reservatório mais próximo de sangrar é o de Quixeramobim, na Bacia do Banabuiú, que está com acúmulo de 94,% da sua capacidade.
Fonte: Site Revista Central
0 comentários:
Postar um comentário