Hoje se nosso grande rei do baião tivesse vivo completaria 102 anos, a comemoração fica em nossos corações cheio de saudades deste homem que deixou gravado em muitos cd´s o toque, o som de sua sanfona que anima e emociona a todos que apreciam a boa música do verdadeiro forró, das verdadeiras letras boas vindas do sertão, vindas de um homem de coragem , de talento e sucesso, que ainda é conhecido hoje no sertão, no Brasil e no mundo.
Gonzaga nasceu em 13 de Dezembro de 1912, na Fazenda Caiçara, em Exu, distante 603 Km da Capital Pernambucana. Segundo dos nove filhos da união do casal Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus(Santana), veio ao mundo dividido entre a enxada e a sanfona.
O apogeu do Baião perpassou a segunda metade da década de 40 até a primeira metade da década de 50, época na qual Gonzaga consolida-se como um dos artistas mais populares em todo território nacional. Tal sucesso é devido principalmente à genialidade musical da "Asa Branca" (composição dele com Humberto Teixeira), um hino que narra toda trajetória do sofrido imigrante nordestino.
LUIZ parabéns pelos seus 102 anos.